.

Relações Internacionais

Edital - Mobilidade Acadêmica 2014.2

Veja o Edital -

A Jornada Mundial da Juventude

Realizada na Cidade do Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho, com a presença de Sua Santidade, o Papa Francisco, em sua primeira viagem internacional como pontífice.

Mais de três milhões de pessoas participaram da Jornada, que contou com eventos abertos ao público em Copacabana, bairro que praticamente sediou a Jornada Mundial da Juventude, na Quinta da Boa Vista, na Lapa, e em diversas paróquias. Segundo o Ministério do Turismo, dois milhões de turistas estiveram no Rio durante a JMJ, um recorde de visitação no país, considerando que todos estavam em uma mesma cidade e em um mesmo período,oriundos de diversos países. O Instituto de Gestão Educacional Signorelli, em atendimento às suas políticas Educacionais e ao seu Programa de Internacionalização, esteve junto à Jornada Mundial da Juventude, abrigando e amparando jovens argentinos da cidade de Mendoza.

CÁTEDRA VIRTUAL

No dia 6 de junho realizamos a transmissão no IV Módulo da Cátedra Virtual Latino Americana, cujo tema foi Ecologia e Recursos Naturais.

Nesta data, tivemos uma inovação na apresentação da Faculdade Internacional Signorelli, os estudantes do Curso de Pedagogia, Giselle Gaudard, Flaviana dos Santos e Gabriel coelho, participantes da Pesquisa Diagnóstica Ligada às Ecobarreiras do Sistema Lagunar da Baía de Guanabara, pesquisa esta coordenada pelo Prof. Maurício Magalhães, exibiram ao público, das outras 4 Universidades participantes, os resultados obtidos, até o momento, com a Investigação Científica que vem sendo realizada pelos referidos alunos.

Vale ressaltar que se tratou da primeira apresentação da Pesquisa Diagnóstica tendo entre o público, participante - países da América Latina. Em sequência , nos dias 24 e 25 de junho, deu-se a realização do último módulo desta edição da Cátedra.

O tema, desta vez, foi Arte e Cultura e fomos brindados pelas brilhantes exposições dos professores da Faculdade Internacional Signorelli:, Prof. Camila Belarmino (Arte, História e Escravidão) e do Prof. Roberto Nunes Bittencourt (Uma revolta contra o destino do homem: ou a arte e os desafios de superar a desigualdade latino-americana).O Prof. Roberto também é professor do Colégio Signorelli.

Agradecemos àqueles que contribuíram para o sucesso da Cátedra Virtual que, certamente, renderá belos frutos em um futuro próximo. Podemos afirmar, a partir desta experiência que, com os devidos ajustes e conhecimento mútuo das culturas mais diversas, é possível, sim, haver a Integração Regional!

Oficina Binacional de Integração do Observatório Nacional de Internacionalização da Educação Universitária

Foi publicada, na página na Universidade Nacional de Cuyo, o registro da participação do Reitor da Faculdade Internacional Signorelli, Prof. Hércules Pereira, no Ato de Inauguração do Primeiro Encontro, do projeto do qual a Faculdade Signorelli também fará parte, “Oficina Binacional de Integração do Observatório Nacional de Internacionalização da Educação Universitária”, na Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina.

CÁTEDRA VIRTUAL MÓDULO III

Nos passados dias 9 e 10 de Maio realizou-se mais um encontro da Cátedra Virtual 2013 – “O Desafio de Superar a Desigualdade Lationoamericana”. Os sub temas debatidos foram Economia e Sociedade.

Da Signorelli, no dia 9 de Maio, a Professora Rosimeri Costa, apresentou, “A Evolução e a Revolução da Escrita – Um Estudo Comparativo”. No dia 10, foi mais uma vez, o Professor Vinicius Maciel que apresentou o tema, “Economia Brasileira x Desigualdade Social”. O próximo encontro, Módulo IV “Ecologia e Recursos Naturais”, acontecerá já nos próximos dias 5 e 6 de Junho, quarta e quinta-feira. Aguardamos ansiosamente a participação de todos os estudantes, funcionários e Docentes.

Programa de Mobilidade Acadêmica 2013.1

Edital Mobilidade 2013.1:

Atenção!

Já está divulgado o Edital da Mobilidade 2013.2.

Inscrições até 09/11.

Clique aqui e confira!

Download da ficha de inscrição!

CATEDRA VIRTUAL PARA A INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA - MÓDULO II/13

Mais uma Cátedra Virtual foi realizada com sucesso entre as Universidades e Faculdades que trabalham em parceria para este projeto.

O Módulo II: “Direito e Política” reforçou como estas duas ciências tem influência na organização e na demanda dos Estados. No campo político, abordaram-se Políticas Públicas, Justiça e Legalidade e Educação. No campo de Direito, falou-se de legislação regional e continental, e de como estas influenciam as relações e o desenvolvimento dos países Latinoamericanos. Os professores da FISIG que nos prestigiaram foram a Professora Clarissa do Rêgo Barros com, "Políticas Públicas para Superação das Desigualdades na América Latina” e o Professor Vinícius Maciel com, “Estado Democrático de Direito x Desigualdades Socais”

O Módulo III será nos próximos dias 9 e 10 de Maio, das 10h às 18h. São sempre muito bem-vindos todos os estudantes, docentes e funciunários que queiram assistir e participar na Cátedra.

Concurso promovido pelo jornal O Globo
Quatro bolsas de Intercâmbio

Ao longo de duas semanas fomentamos a sua curiosidade sobre quatro bolsas de Intercâmbio para três destinos norte-americanos e um canadense. Em 22 de abril, foram abertas as inscrições para os interessados no concurso. Como podem verificar no site do jornal O Globo, esse concurso irá se passar em quatro fases e, cada uma delas, com destino a uma cidade específica.

O Globo procura encontrar pessoas que se encaixem no perfil de cada cidade, para que esta experiência seja compatível com suas personalidades. O primeiro destino será Nova Iorque, e as inscrições já estão abertas, encerrando-se em 13 de maio. A ideia é que o candidato produza um filme, texto ou fotos que demonstre sua identificação com o perfil desejado.

O perfil para quem deseja ir a Nova Iorque é de pessoas cosmopolitas e muito antenadas.
O segundo destino será Vancouver, o terceiro Washington e, por último, São Francisco.
O resultado da bolsa para Nova Iorque já será divulgado em 27 de maio.

Para mais informações entrem no link: Clique aqui.

Cátedra Virtual Latinoamericana 2013

No último dia 4 de Abril demos início a mais uma edição do Projeto Cátedra Virtual Latino Americana. As Universidades que estão envolvidas neste projeto são: UIS (Brasil); UNCuyo (Argentina); ULA (Bolívia); UDP (Chile) e UMSA (Venezuela).

"Como superar as Desigualdades na América Latina", nas suas várias vertentes, é o macro tema desta cátedra.

Durante este Módulo I: "História e Pensamento" foram apontadas desigualdades sociais, políticas e econômicas no contexto histórico e filosófico da América Latina. Regionalismo e Políticas de integração também fizeram parte desta agenda.

O Módulo II: "Direito e Política" será já nos próximos dias 25 e 26 de Abril. Não perca a oportunidade de participar deste encontro internacional que se realiza em nossa Faculdade!

CÁTEDRA VIRTUAL LATINOAMERICANA - 2013

Pelo segundo, a Faculdade Signorelli participará do projeto educacional CÁTEDRA VIRTUAL LATINOAMERICANA que propõe uma forma de mediação pedagógica alternativa, combinando presencialidade e virtualidade. Neste ano teremos a participação de cinco países: Argentina, Brasil, Chile e Bolívia e Venezuela.

Sob o tema "O Desafio de Superar a Desigualdade Latino-Americana", a proposta da Cátedra Virtual parte de uma convicção: diante do estado atual da globalização e da confirmação dos blocos político-econômico-culturais, nenhum país é hoje viável individualmente. Além dos fluxos comerciais e dos acordos econômicos, faz-se necessário viabilizar a integração dos povos, por meio da educação.

Serão dez encontros, a partir do dia 04 de abril, data da abertura, onde as Instituições participantes realizarão exposições sobre um tema comum com os olhares específicos da realidade de cada país.

Os alunos participantes do projeto dos cinco países estarão integrados por meio de uma plataforma educacional. Mais do que participar dos encontros presenciais, os estudantes brasileiros continuam em contato com os estudantes dos demais países para desenvolverem juntos trabalhos de análises sobre as diferentes perspectivas.

Os alunos que participarem de todos os módulos ganharão Certificação de Extensão de 80h e 20h de Atividades Complementares, além de uma rica experiência em trocas culturais, educacionais e de idioma. Assim, na Faculdade Internacional Signorelli pretende-se dar oportunidade aos alunos de conhecer de perto o pensamento da América Latina. Esse projeto também possibilita o contato com o idioma espanhol e com a cultura de cada país, além de, a cada encontro, transformar os alunos em verdadeiros cidadãos do mundo.

Os alunos que participarem de todos os módulos ganharão Certificação de Extensão de 80h e 20h de Atividades Complementares, além de uma rica experiência em trocas culturais, educacionais e de idioma.

CRONOGRAMA DA CÁTEDRA:
Horário: das 09h30 às 13h00, 13h às 15h00 (almoço na Instituição), 15h00 às 18h00
Módulo 1: História e Pensamento - 04 e 05 de abril
Módulo 2: Direito e Política - 25 e 26 de abril
Módulo 3: Economia e Sociedade - 09 e 10 de maio
Módulo 4: Ecologia e Recursos Naturais - 05 e 06 de Junho
Módulo 5: Artes e Cultura - 13 e 14 de junho

Para se inscrever envie um email para relacoesinternacionais@signorelli.edu.br .
Para saber mais, entre em contato com Paula Freitas, no telefone 3312-3086.

Faculdade Internacional Signorelli firma mais dois Convênios Internacionais

No último dia 06 de novembro, o Presidente do Grupo Educacional Signorelli, Hércules Pereira, recebeu representantes da Universidade Tecnológica Nacional e do Instituto Superior Técnico de Estudos Econômicos de Cuyo, de Mendoza - Argentina, para tratarem de dois novos convênios que serão implantados em 2013.

As novas parcerias estão abrindo caminhos para que os alunos da Faculdade Internacional Signorelli participem de intercâmbios e estágios em Instituições Estrangeiras. Mais possibilidades para que nossos alunos realizem o sonho de estudar no exterior!

Paulo Bitar - Representante do Consulado do Brasil em Mendoza
Hércules Pereira - Presidente do Grupo Signorelli
Rodolfo Figueroa - Representante da Universidade Técnica e do Instituto Superior Técnico de Mendoza
 

Programa de Mobilidade Acadêmica 2013.1

:: Edital Mobilidade 2013.1:

Atenção!
Já está divulgado o Edital da Mobilidade 2013.1.

Inscrições até 09/11.

Inscrições Prorrogadas até o dia 14/11.

Clique aqui e confira!

Faculdade e Colégio Signorelli receberam alunos e professores de Mendoza - Argentina

No período de 14 a 20 de outubro de 2012, esteve em nossa Instituição uma delegação composta por alunos e professores da Faculdade de Educação Elementar e Especial e do Colégio de Aplicação Docente da Faculdade de Filosofia e Letras, ambos pertencentes à Universidade Nacional de Cuyo de Mendoza - Argentina.

Durante uma semana, os estudantes argentinos estiveram em contato com os estudantes da Signorelli e compartilharam experiências, conhecimento, idioma, cultura...

Mais um INTERCÂMBIO realizado. Mais uma ação para transformar nossos alunos em cidadãos do mundo!

Universidade de Alcalá de Henares

A Faculdade Internacional Signorelli recebeu esta semana uma carta oficial da Universidade de Alcalá de Henares (Espanha) com a qual temos convênio desde 2011. Nesta correspondência assinada pela Vice-Presidente para Relações Internacionais Elena López, eles nos comunicam que foram incluídos esse ano, pela primeira vez, entre as universidades listadas no QS Ranking Mundial Universitário.

É importante complementar que a Universidade de Alcalá de Henares alcançou o 184º dentre as Universidades do mundo todo, no quesito recepção de estudantes internacionais, de acordo com os critérios do QS Ranking.

Nesta oportunidade, a Universidade agradece ao Grupo Signorelli por termos participado da pesquisa, via questionário online, onde respondemos questões sobre a reputação acadêmica de sua Instituição, o que contribui para sua colocação no ranking.

Essa avaliação demonstra o quanto é relevante no cenário internacional o tema da internacionalização do ensino, na qual estamos inseridos e temos como mote.

Prêmio Top Educacional da ABMES

Faculdade Internacional Signorelli recebe Certificado de Participação no Prêmio Top Educacional da ABMES Criado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar os trabalhos desenvolvidos pelas universidades, faculdades e centros universitários.

Nesse contexto, a Divisão de Relações Internacionais elaborou no ano passado um projeto contendo todas as ações realizadas na Instituição envolvendo a Internacionalização do Ensino. Ensino, pesquisa, extensão, inovações curriculares, avaliações institucionais, modelos de gestão, inclusão social e proteção ao meio ambiente.

Estes são alguns dos temas pelos quais passam as propostas destacadas pelo Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, que já está em sua 19ª edição.

Com nossa participação no Prêmio, certamente logramos destacar e divulgar as iniciativas e o trabalho que está sendo fomentado pelas Relações Internacionais na Faculdade Internacional Signorelli.

Cátedra Virtual

A Faculdade Signorelli iniciou sua participação no dia 21 de agosto em um grandioso projeto educacional que propõe uma forma de mediação pedagógica alternativa, combinando presencialidade e virtualidade. Trata-se da Cátedra Virtual, que integra instituições de quatro países: Argentina, Brasil, Chile e México.

A proposta da Cátedra Virtual parte de uma convicção: diante do estado atual da globalização e da confirmação dos blocos político-econômico-culturais, nenhum país é hoje viável individualmente. Além dos fluxos comerciais e dos acordos econômicos, faz-se necessário viabilizar a integração dos povos.

E é nessa perspectiva, de integração por meio da educação, da informação e dos contatos humanos, que se desenvolve a Cátedra Virtual.
Em cada semestre, acontecem cerca de dez encontros onde as Instituições participantes (Faculdade Internacional Signorelli, Universidade Nacional de Cuyo, Universidade Autonoma de Novo León e Universidade do Pacífico) realizam exposições sobre um tema comum com os olhares específicos da realidade de cada país.

Os alunos participantes do projeto dos quatro países estão integrados por meio de uma plataforma educacional. Mais do que participar dos encontros presenciais, os estudantes brasileiros continuam em contato com os estudantes dos demais países para desenvolverem juntos trabalhos de análises sobre as diferentes perspectivas. Assim, na Faculdade Internacional Signorelli pretende-se dar oportunidade aos alunos de conhecer de perto o pensamento da América Latina. Esse projeto também possibilita o contato com o idioma espanhol e com a cultura de cada país, além de, a cada encontro, transformar os alunos em verdadeiros cidadãos do mundo.

Alunos no Primeiro Encontro da Cátedra Virtual
Presidente do Grupo Signorelli, Prof. Ms. Hércules Pereira, e Coordenadora de Cooperação Internacional da UNCuyo, Profa. Dra. Maria Emilia Ortiz
Profa. Ms. Solange Brito, durante sua exposição sobre a Pedagogia da Sustentabilidade na Cátedra Virtual - Módulo 1.
Prof. Ms. Robson Macedo em exposição sob o tema "Sustentabilidade no Brasil - História e Pensamento"
- Módulo 1.
 
Prof. Mestre Vinícius Maciel palestrando sobre "Direito, Cidadania e Sustentabilidade"
Prof. Pós Doutor Adílio Jorge Marques em exposição sobre o tema "Política e Sustentabilidade"
Prof. Ms. Pedro Ivo Camacho em sua apresentação: "Avaliação sobre o trabalho infantil e identidade racial nas escolas públicas brasileiras".
Professora Ms. Camila Belarmino proferindo palestra sobre "Industrialização, Tecnologia e Sociedade de Consumo"
 
Professor Ms. Maurício Magalhães e Prof. Ms. André Matassoli em exposição sobre "Ecologia e Recursos Naturais: uma perspectiva para a sustentabilidade".
Professora Dra Lucia Amim em palestra sobre "Biodiversidade e Sustentabilidade: um panorama atual do Brasil"
 
Clique aqui e veja o programa completo!
 

Inscreva-se!

Envie um e-mail à Divisão de Relações Internacionais, informando sua intenção em participar do projeto.
Entraremos em contato com você: relacoesinternacionais@signorelli.edu.br

Rio + 20

Parceria da Faculdade Internacional Signorelli e Universidade Nacional de Cuyo na Rio + 20

Estamos vivenciando um momento histórico no mundo. Após 20 anos da ECO 92, que abordou o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento”, o Rio de Janeiro reúne novamente chefes de estado e comunidades acadêmica e civil para uma atual análise mundial: a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio + 20.

Realizada entre 13 e 23 de junho de 2012, a Rio + 20 renova o compromisso político com o desenvolvimento sustentável e versa sobre dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Considerando que a Rio + 20 deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas e que é um evento de extrema importância para toda a humanidade, participar ativamente deste encontro é compromisso fundamental das Instituições de Ensino.

Neste contexto, a FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI e a UNIVERSIDADE NACIONAL DE CUYO, com uma parceria que já dura 6 anos no desenvolvimento de programas de Mestrado e Doutorado, intercâmbios estudantis, pesquisas científicas e diversas atividades de cooperação internacional, uniram-se mais uma vez para uma participação conjunta na Rio + 20.

ATIVIDADES

Um grupo de professores e alunos da UNCuyo, dirigidos pelo Secretário de Relações Internacionais, Carlos Abihaggle, deslocou-se ao Rio de Janeiro e, juntamente aos alunos, professores e Divisão de Relações Internacionais da Signorelli, estão participando ativamente das atividades oficiais da grande Conferência das Nações Unidas.

O grupo participou ativamente dos “Diálogos Sustentáveis”, evento oficial que ocorreu nos Pavilhões do Riocentro e que abordou temas prioritários da agenda internacional de sustentabilidade, como água e florestas.

Também houve a participação no “Seminário Internacional Territórios sem Fronteiras”, ocorrido no Museu de Arte Contemporânea da cidade de Niterói, onde o Secretário de Relações Internacionais da UNCuyo realizou uma palestra.

Destaca-se, ainda, a presença dos estudantes e professores nos seguintes eventos: “Cúpula dos Povos”, realizado na Praia do Flamengo; “World Green Summit”, realizado no Parque dos Atletas; e “Global Town Hall”, também realizado no Parque dos Atletas.

Além dos citados, argentinos e brasileiros estiveram juntos em diversas exposições, feiras e eventos paralelos envolvendo a Rio + 20, participando ativamente das discussões e resoluções para um planeta sustentável.

I FORUM INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE

Fazendo um link com a Rio + 20, foi realizado no Auditório principal da Faculdade Internacional Signorelli, o I FORUM INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE, onde alunos da UNCuyo e da Signorelli apresentaram suas pesquisas, desenvolvidas cada grupo no seu país, sobre sustentabilidade.
O Forum, realizado em 18/06/12, contou com a presença do Presidente do Grupo Educacional Signorelli, Professor Hércules Pereira, e com o Diretor de Relações Internacionais da UNCuyo, Contador Carlos Abihaggle.

A UNCuyo apresentou duas pesquisas: a primeira sobre “Mudanças Climáticas e Fisiologia da Videira”, coordenada pelo Professor Ms. Juan Bruno Cavagnaro e desenvolvida pelos alunos Maria Constanza Garde, Victor Darío Llorca e Virgínia Giordano Garde; e a segunda sobre “Seleção de critérios e indicadores de sustentabilidade para a formulação de novas políticas de vitivinicultura na Argentina”, coordenada pela professora Ms. Laura Abraham e desenvolvida pelos alunos Yamila Meljim e Andres Abraham.

A Faculdade Signorelli apresentou uma pesquisa sobre as “Ecobarreiras”. O trabalho foi coordenado pelo Professor Ms. Maurício Magalhães e desenvolvido pelas alunas Ligia Almeida Dias, Maria José de Jesus dos Santos, Giselle Gaudard Lopes da Silva e Keyzuko Yoko Hellen Wealletshallen.

A integração entre as duas instituições e entre os dois países (Argentina e Brasil) fortaleceu a busca conjunta para um mundo melhor, mais verde e saudável e evidentemente representou o esforço individual das Instituições em contribuição à Rio + 20.

   
   

Cátedra Virtual

A Faculdade Internacional Signorelli participou no dia 16/05/12 do primeiro ensaio para a futura inserção na “Cátedra Virtual”, realizada pelo Instituto de Integração Latinoamericana da Universidade Nacional de Cuyo, de Mendoza – Argentina, em parceria com Instituições do Chile, Bolívia, Venezuela e Brasil.

A transmissão aconteceu no auditório da mantenedora e contou com a presença da Profa. Dra. Maria Emília Ortiz, representando a UNCuyo, da Professora Maria Fátima Soller, representando o curso de Pedagogia da Signorelli, de alunas do curso de Pedagogia, bem como representantes da Divisão de Relações Internacionais e Coordenação Geral da Faculdade Internacional Signorelli.  O tema abordado foi o próprio curso de Pedagogia e, durante duas horas, as professoras da UNCuyo fizeram perguntas às nossas alunas sobre o curso e reciprocamente as alunas expuseram sobre o funcionamento da carreira aqui e tiraram suas dúvidas sobre o mesmo na Argentina. Assim, houve uma verdadeira interação entre as Instituições e foi possível traçar um comparativo entre os ensinos.

Certamente este tema e outros que envolvem também o curso de Administração, bem como temas de Integração Latinoamericana, serão desenvolvidos a partir do próximo semestre mais detalhadamente. Este foi um primeiro passo para o ingresso da Faculdade Internacional Signorelli nesse grandioso projeto Internacional chamado “Cátedra Virtual”.

Os alunos interessados em participar devem entrar em contato com a Divisão de Relações Internacionais pelo e-mail relacoesinternacionais@signorelli.edu.br.

V Intercâmbio Latinoamericano - Mendoza/AR

Entre os dias 27 de maio e 03 de junho de 2012, o grupo formado pela aluna de Pedagogia da Faculdade Internacional Signorelli Lígia Almeida Dias e a Coordenadora do Curso Prof. Ms. Solange Brito de Azevedo e 4 alunos do Colégio Internacional Signorelli participarão do V Intercâmbio Latinoamericano, em Mendoza e Buenos Aires, na Argentina.

Nessa oportunidade, os alunos do Colégio estudarão por uma semana em dois Colégios de Aplicação da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza: Colégio Carmem Vera Arenas (da Faculdade de Educação Elementar e Especial – FEEyE) e DAD – Departamento de Aplicação Docente (da Faculdade de Filosofia e Letras – FFyL), conviverão com os alunos argentinos e, ainda, realizarão passeios culturais pelos principais pontos de Mendoza e Buenos Aires.

Os alunos do Colégio participantes do Intercâmbio são:
Anselmo Mendes Cardozo Bento (8º Ano – Ensino Fundamental)
Thaís Lima Guimarães (2º Ano – Ensino Médio)
Pamella Soares Saliba (2º Ano – Ensino Médio)
Fernanda Coimbra de Lima (2º Ano – Ensino Médio)

Já a aluna Lígia, da Faculdade de Pedagogia da Signorelli, participará de atividades relacionadas ao seu curso na FEEyE sob a supervisão de sua Coordenadora, Solange Brito que, por sua vez, trabalhará em parceria com os Professores da FEEyE e FFyL em diversas atividades acadêmicas a fim de enriquecer o Programa de Internacionalização do Ensino do Grupo Educacional Signorelli e, promover a troca de experiências culturais e acadêmicas entre as Instituições.

Desejamos uma enriquecedora experiência aos intercambistas!!!

Programa de Mobilidade Acadêmica 2012.1

:: Edital Mobilidade 2012.2:

Atenção!
Já está divulgado o Edital da Mobilidade 2012.2.
Inscrições até 02/05.

Clique aqui e confira!


:: Intercâmbio Mendoza

Atenção!
Já está divulgado o Edital do Intercâmbio para a Argentina (Mendoza)  2012. O período da viagem será entre os dias 25/05 e 02/06 e temos 01 vaga para Pedagogia e 01 vaga para Administração!
Reservem sua vaga o quanto antes!
As inscrições ocorrerão a partir do dia 12 até o dia 19 de abril.

Clique aqui para ver o Edital.

Para mais informações, contato:
Cláudia Bernardi / Paula Freitas
E-mail: ari@signorelli.edu.br
Tel.: (21) 3312-3086

Programa de Mobilidade Acadêmica 2012.1

Dando continuidade ao nosso Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, recebemos duas alunas da Universidade Nacional de Cuyo - UNCuyo (Mendoza – Argentina) para estudar este semestre na Faculdade Internacional Signorelli.

No dia 30 de janeiro, chegou à nossa Instituição a aluna Celeste Genco, da Faculdade de Educação Elementar e Especial, da UNCUYO, que está estudando no curso de Pedagogia. Em 27 de fevereiro, recebemos a segunda aluna:  Yanina Mucarsel é estudante da Faculdade de Ciências Econômicas da UNCUYO e está cursando disciplinas de Administração em nossa Instituição.

Estudantes da Faculdade Internacional Signorelli também estão embarcando para a Argentina para estudar o semestre letivo na UNCuyo: Natália Barbosa na Faculdade de Educação Elementar e Especial, Lorrane dos Santos e Luma Stella Lino na Faculdade de Ciências Econômicas.

A Divisão de Relações Internacionais, em nome da Faculdade Internacional Signorelli e de todo o Grupo Signorelli, dá as boas-vindas às alunas Argentinas e deseja boa sorte às brasileiras. Que este seja um semestre de muito aprendizado e novas experiências!


2012 um ano repleto de ações Internacionais

om a realização de novas parcerias, as opções de incrementar sua formação aumentaram. Teremos oportunidades de intercâmbios para Mendoza e Mar del Plata (Argentina) e Alcalá de Henares (Espanha). Aguarde a divulgação!

Além dos intercâmbios, teremos nos dois semestres o já conhecido Programa de Mobillidade Acadêmica. O Edital da Mobilidade 2012.1 foi lançado no ano passado e nossas alunas de Administração e Pedagogia já estão de malas prontas para dar um salto em suas carreiras e em suas vidas. A partir de março elas estarão na Universidade Nacional de Cuyo representando nossa Instituição.

Em breve lançaremos os Editais da Mobilidade 2012.2, portanto, não perca tempo e prepare-se!

Participe das aulas de espanhol gratuitas que serão oferecidas pelos alunos argentinos a partir de março e inscreva-se para a seleção!!!

Informações: Divisão de Relações Internacionais
Telefone: 3312 3074
E-mail: ari@signorelli.edu.br.


III Intercâmbio Latinoamericano no Rio de Janeiro

No dia 24 de setembro, sábado, chegou ao Brasil a delegação Argentina , quando teve início o III Intercâmbio Latinoamericano no Rio de Janeiro, oficializado com uma cerimônia de abertura realizada no dia 26 de setembro, no prédio da Faculdade e do Colégio Internacional Signorelli.
O grupo formado por cinco alunos e três professoras do Colégio Carmem Vera Arenas além de uma professora e duas alunas de prática docente da FEEyE, todos pertencentes à UNCuyo, permaneceram no Rio de Janeiro, até o domingo, dia 02 de outubro.
Durante esta semana nossos visitantes participaram de atividades acadêmicas no Colégio e na Faculdade Internacional Signorelli, bem como conheceram os principais pontos turísticos de nossa cidade e tiveram um encontro com as autoridades argentinas em seu consulado.
Dentre as atividades realizadas na Faculdade, as alunas de Prática Docente da FEEyE Paola e Rebeca, tiveram a oportunidade de realizar uma tarefa com as turmas de 1º e 2º períodos de Pedagogia, sempre acompanhadas pela Coordenadora do Curso, Profª Solange Brito.


Intercâmbios Estudantis: Relatos de Experiências

A Faculdade Internacional Signorelli, mantendo o seu propósito de internacionalização do ensino, promoveu no dia 06 de setembro um encontro entre estudantes Brasileiros e Argentinos denominado Intercâmbios Estudantis: Relatos de Experiências. Mediado pela Assessora de Relações Internacionais, Cláudia Bernardi, e pela Coordenadora do Curso de Pedagogia, Solange Brito, o evento possibilitou aos alunos da Faculdade o acesso às histórias vividas pelos intercambistas durante suas estadas em outros países.
Ao compartilhar seus relatos da Mobilidade Estudantil e fotos de momentos marcantes, os estudantes comprovaram o que nossa Instituição vem buscando demonstrar: vivenciar outros idiomas, culturas e práticas acadêmicas transforma as pessoas.
Seja também um cidadão do mundo! Participe dos programas de internacionalização da Faculdade Internacional Signorelli.



Estudiantes extranjeros fueron recibidos en la Facultad

Nossa estudante do Curso de Administração, Alessandra Fernandes, em reunião de recepção aos alunos estrangeiros que estão participando do Programa de Mobilidade 2011.2, na UNCuyo, em Mendoza, na Argentina.
Nesta reunião, a Secretaria de Assuntos Estudantis apresentou um panorama geral sobre a Universidade, seguido de uma visita guiada às dependências da Faculdade de Ciências Econômicas e de um lanche de confraternização.


Programa de Mobilidade Acadêmica 2011.1

A Presidência do Grupo Educacional Signorelli deseja sucesso aos alunos participantes do Programa de Mobilidade Acadêmica - UNCUYO / 2011.2.
Alessandra Fernades fará Administração na Faculdade de Ciências Econômicas e
Jeferson Bonacio estudará na Faculdade de Educação Elementar e Especial (FEEyE).

Bons estudos e boa estada em Mendoza.


Mesa Redonda - Internacionalização do Ensino

A Palestra teve como Objetivo: Apresentar as experiências vivenciadas pelos estudantes participantes do Programa de Mobilidade Acadêmica em 2010 e os estudantes participantes da versão 2011.
com a Coordenação da Dr.ª Rita Borges, Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica.
A Palestra constou de uma apresentação em tempo real via skype das estudantes Larissa Borges e Elizabeth Rufino de Pedagogia e Dayan de Araújo Pereira da Administração, participando do Programa de Mobilidade Acadêmica em 2011 na Universidade de UNCUYO - AR e as estudantes Izadora Rocha, Pollyanna de Castro, Juliana Oliveira, Juliana Barreto, Júlia Resende, Lilian Mercande e Paula Freitas, Assessora de Relações Internacionais Da Faculdade Internacional Signorelli.


II Intercâmbio Latinoamericano Mendoza/AR

As estudantes Nathalia de Andrade Dias e Kilsen Lourenço Amaya  do curso de Administração e Alessandra Corrêa Silva de Pedagogia embarcaram dia 28 de maio para Mendoza/AR para participarem do 2º Intercâmbio Internacional em convênio com a Universidade Federal de Cuyo – UNCuyo.


Intercâmbio na Espanha

O Prof. Hércules Pereira, presidente do Grupo Educacional Signorelli, A prof.ª Mônica Pereira, Vice Presidente do Grupo, com as alunas Pollyana Pereira, do Curso de Pedagogia, e Vivian Cabral, do Ensino Médio, e a profª. María Emilia Ortiz, representante da UnCuyo, em visita à Universidad de Alcalá de Henares.
Receberam o grupo os professores desta Universidade. (Madri – Maio, 2011)

A aluna Pollyanna Pereira, do curso de Pedagogia, embarcou para Madri-Espanha para participar do Intercâmbio Cultural e Acadêmico.
Acompanhando Pollyana viajaram o Presidente do Grupo Prof. Hercules Pereira e a Vice presidente, Prfª. Mônica Pereira.
A aluna conhecerá o Programa de Apoio Educativo e Reforço Escolar a alunos com dificuldades de aprendizagem  nas Escolas Municipais em  Alcalá de Henares, localidade próxima a Madri.


Programa de Mobilidade Acadêmica 2011-1

Dayan Ferreira, aluna do curso de Administração, Larissa Borges e Elizabeth Rufino dos Santos, alunas de pedagogia, embarcam dia 11 de março com o objetivo de participar do Programa de Mobilidade Acadêmica em Mendoza / AR.

Elas ficarão um semestre na Universidade Federal de Cuyo participando de atividades acadêmicas e culturais.

A Direção do Grupo Educacional Signorelli dá as boas-vindas às alunas do curso de Pedagogia da  Universidade Federal de Cuyo em Mendoza /Argentina.
Leonor Villar e Luciana Villar vieram participar do Programa de Mobilidade Acadêmica, fruto do convênio firmado entre a Faculdade Internacional Signorelli e a Uncuyo, e ficarão conosco durante o 1º semestre de 2011. Bienvenidas !!!


Intercâmbio com a Universidade Católica de Valpararíso - Chile

No último domingo embarcaram para o Chile duas alunas do curso de Pedagogia da Faculdade Internacional Signorelli: Érica Ribeiro e Renata Ribeiro.
Acompanhadas do Presidente do Grupo Signorelli, Hércules Pereira, da Vice-Presidente, Mônica Pereira, e da Assessora de Relações Internacionais, Cláudia Bernardi, as alunas estão participando de um Intercâmbio com a Universidade Católica de Valparaíso.
O principal objetivo é o estudo comparado, mas elas também estão desenvolvendo atividades culturais para que conheçam o dia a dia e os costumes chilenos e aperfeiçoem o idioma.


21 de setembro os argentinos comemoram o dia do Estudante

A Universidade Nacional de Cuyo, onde duas alunas da Faculdade Signorelli estão estudando este semestre, promoveu uma comemoração entre todos os alunos de intercâmbio.
Cada país apresentou seus pratos típicos e professores avaliaram o melhor.
Participaram alunos da França, Alemanha, EUA e Brasil.
As nossas alunas, Pollyanna Castro e Isadora Rocha, ficaram em 2º lugar e ganharam uma coleção de CDs argentinos (elas fizeram brigadeiro, beijinho, pão de queijo e caipirinha).
O 1º lugar ficou com os alunos da França.


Independência do Brasil

No dia comemorativo da Independência do Brasil, houve uma solenidade em Mendoza – Argentina.
O evento ocorreu na Praça San Martin, às 11h, estando presentes funcionários do Consulado do Brasil, autoridades mendocinas e muitos brasileiros que vivem na cidade.
Foi entoado o Hino Nacional Brasileiro e lida uma carta do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizando todos os brasileiros que estão fora do país. Também aconteceu uma apresentação de um grupo de capoeira composto somente por cidadãos de Mendoza.

As alunas da Faculdade Internacional Signorelli, que estão estudando este semestre na Universidad Nacional de Cuyo, estiveram presentes na comemoração.



I Intercâmbio Latinoamericano - Rio de Janeiro

Nossa Instituição recebe entre os dias 24 e 31 de agosto de 2010, as alunas Claudia Peralta, Noelia Freres e Nadia Caceres da Faculdade de Educação Elementar e Especial da Universidad Nacional de Cuyo, acompanhadas da Prof.ª Fanny


Programa de Mobilidade Acadêmica

Janet Grossi e Ruth Suárez, alunas de Administração e Pedagogia respectivamente, permanecerão conosco até dezembro, cursando o segundo semestre de 2010.
As duas estarão alojadas na Casa de Hóspedes que o Grupo Signorelli possui para receber alunos e professores convidados.


Internacionalização dos Cursos e Programas

A Faculdade Internacional Signorelli estabeleceu convênios com instituições da Argentina, Chile, México e Espanha. Estes convênios, longe de serem ações meramente protocolares, visam oportunizar aos estudantes condições de acesso ao conhecimento a partir de parâmetros mundiais de excelência de ensino.

Universidade Federal de CUYO - Mendoza / AR


Programa de Mobilidade Acadêmica

No dia 28 de julho, as alunas da Faculdade Internacional Signorelli, Izadora Rocha e Pollyanna Pereira, chegaram em Mendoza – Argentina para participar do Programa de Mobilidade Estudantil na Universidad Nacional de Cuyo – UNCuyo.
As alunas foram recebidas pelo Diretor da Faculdade Signorelli, Prof. Luiz Annunziata Neto, e pela Assessora de Relações Internacionais, Cláudia Bernardi, e participaram de um encontro de boas-vindas com a presença da Diretora de Cooperação Internacional da UNCuyo, Alejandrina Alba, e da Coordenadora de Relações Institucionais da Faculdade de Educação Elementar e Especial, Cláudia Bertolo, bem como das alunas argentinas que agora já estão no Rio de Janeiro participando do mesmo projeto, Janet Grossi e Ruth Suarez.  

Também houve uma recepção na Faculdade de Filosofia e Letras com a presença da Decana da Faculdade, Adriana Garcia, a Coordenadora do Projeto de Mobilidade, Marisa Fazzio, a Coordenadora do curso de Ciências da Educação, Susana Urzi e a Vice-Presiente do Grupo Educacional Signorelli, Mônica Pereira.

Tanto as brasileiras quanto as argentinas ficarão no país vizinho até o final deste semestre (dezembro/10).

O objetivo para o retorno é que todas as matérias cursadas obtenham equivalência de conteúdos e possam ser aproveitadas no currículo de origem.

Acompanhe as alunas Pollyana e Izadora pelo twitter da Faculdade -


I Intercâmbio Latinoamericano - Mendoza

No período de 29/05 a 05/06/10, cinco alunas da Faculdade Internacional Signorelli realizaram um Intercâmbio com a Universidad Nacional de Cuyo – UNCuyo de Mendoza – AR. Três delas, cursando Pedagogia, desenvolveram atividades na Facultad de Educación Elemental y Especial, e as outras duas, acadêmicas de Administração, acompanharam as atividades na Facultad de Ciencias Econômicas.
As alunas puderam conhecer a realidade dos seus cursos, interagir com outros estudantes, praticar o idioma e também conhecer todos os pontos turísticos da cidade de Mendoza.
No retorno, tiveram a oportunidade de passar dois dias em Buenos Aires.
Foi uma experiência acadêmica, científica e cultural enriquecedora, sendo também valiosa do ponto de vista humanístico.
Clique e veja as fotos.

PEDAGOGIA:

  • Chamelly Sobreira
  • Juliana Brito Anjos
  • Monique Santana Rabello

ADMINISTRAÇÃO:

  • Daiane Ferreira da Silva
  • Jéssica Martins

Convênios

Associações

Associação Brasileira de Educação Associação Brasileira de Educação à Distância Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior Associação Brasileira de Psicopedagogia Associação comercial do Rio de Janeiro

Faculdade Internacional Signorelli
Rua Araguaia, 03 - Freguesia - Jacarepaguá

CEP: 22745-270 - Rio de Janeiro - RJ
Tels.: (21) 3312-3038 / 3312-3012
© Copyright Signorelli 2008